A Sony revelou no início de setembro os seus novos modelos de smartphones: Xperia Z5, Xperia Z5 Compact e Xperia Z5 Premium. Esse último chamou muita atenção por ser o primeiro celular do mundo com tela 4K.
O Xperia Z5 Premium, que tem tela com 5,5 polegadas e resolução de 3840 x 2160 pixels, já recebeu, inclusive, críticas de que a tecnologia 4K seria desnecessária e exagerada para o tamanho da tela. Agora, em entrevista ao site PhoneArena, a própria Sony afirmou que não usa sempre a resolução 4K.
Esse tipo de resolução superior é usado apenas para a reprodução de vídeos, mas que a interface do sistema e dos aplicativos é rodada em Full-HD. A principal razão para que o 4K não seja sempre utilizado é a economia de energia.
Por maior que seja a bateria do aparelho (3.430 mAh), seria impossível conseguir cumprir a promessa de dois dias de bateria se tudo rodasse nessa resolução. Além disso, outra vantagem de rodar a maioria das coisas em Full-HD é que isso acaba não forçando demais o processador Snapdragon 810, que tem alguns problemas de superaquecimento.
Fonte: Olhar Digital